sábado, 24 de janeiro de 2015

Empilhadeiras e Pedestres - Regra de 1 metro

    Um dos maiores riscos que enfrentamos em áreas de armazenamento e movimentação de cargas é o de atropelamento, o ideal é que sejam delimitadas áreas especificas para o transito de veículos (empilhadeiras, por exemplo) e de pedestres. Em alguns armazém e áreas de movimentação temos a possibilidade de realizar esta separação, inclusive com barreiras físicas, como guarda-corpo, cercas, barreiras plásticas, etc. Contudo, mesmo nestes locais a realidade nos mostra que mesmo adotando estas práticas, dificilmente conseguiremos o isolamento total homem X máquina. Desta forma, precisamos atuar no comportamento e definir regras claras e objetivas para que essa interação seja da forma mais controlada possível, é ai que entra a “Regra de 1 metro”, descrita abaixo:

    O objetivo da Regra de 1 metro é o de reduzir a probabilidade de ocorrência de acidente envolvendo empilhadeiras e pedestres nas operações, estabelecendo uma distância mínima entre pedestres e equipamentos.

    Ou seja: PREVENIR ACIDENTES GRAVES !!!!

    Regra de 1 metro  

    Como funciona?
    Sempre que houver necessidade de se aproximar de uma empilhadeira, estando está em atividade, o pedestre deverá manter-se a uma distância mínima de 1m (um metro) do equipamento.

    O Pedestre somente poderá se aproximar da empilhadeira, respeitando a distância estabelecida (1 metro) e quando tiver a certeza de que o operador o viu, caso contrário, não deve se aproximar.

    É expressamente proibido encostar-se em equipamentos móveis, estando o mesmo ligado, por exemplo: Colocar os pés nos pneus, se apoiar no equipamento, entregar ou pegar documentos ou objetos ao operador do equipamento, etc.
    Caso seja necessário que um pedestre se aproxime de um equipamento em atividade, aproximando-se a uma distância menor que 1m (um metro), o operador de empilhadeira deverá:
    - Fazer contato visual com o pedestre e sinalizar que irá desligar o equipamento;
    - Inclinar a torre e abaixar os garfos/carga;
    - Desengatar o equipamento, colocando a marcha na posição neutra;
    - Acionar o freio de estacionamento;
    - Desligar o equipamento.
    Sinalização
    As empilhadeiras devem possuir sinalização em local visível e de fácil compreensão. Como exemplo abaixo:
    Responsabilidades
   Operador de Empilhadeira: Orientar e não permitir que pedestres se aproximem, a uma distância menor que 1 metros do equipamento em funcionamento.
    Pedestres: Orientar e respeitar a distância estabelecida.
    Liderança: Fiscalizar e garantir que a regra seja cumprida.
    SESMT: Treinar todos os envolvidos, fiscalizar e dar o suporte técnico necessário.

Pedestres e operadores, em busca de um ambiente mais seguro. 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...