1.1 O que é Treinar?
Treinar é a arte de aperfeiçoar o desempenho.
O processo de treinamento permite que as pessoas elevem seu nível de desempenho. Isso pode ser conseguido em uma única sessão ou em um longo ciclo de aprendizagem. O treinamento funciona tanto para habilidades específicas – usadas em situações do dia-a-dia e em reuniões mais estruturadas – como para estimular a aprendizagem.
1.2. Levantamento de Necessidade de Treinamento
O levantamento de necessidade de treinamento, é uma forma de diagnóstico e, como tal, deve basear-se em informações relevantes. Essas informações devem ser cuidadosamente coligadas e agrupadas sistematicamente.
Necessidades de treinamento são as carências de preparo profissional das pessoas, ou seja, a diferença entre o que uma pessoa deveria saber e fazer e aquilo que ela realmente sabe e faz. Significam um descompasso entre o que deveria ser e o que realmente é.
Alguns meios utilizados para levantamento de Treinamento são:
- Solicitação de Supervisores e gerentes;
- Modificação do trabalho;
- Pesquisa de Mercado.
1.3. Estruturação e Planejamento de um Programa de Treinamento
Após o diagnóstico de necessidades, passa-se ao planejamento das atividades de treinamento e envolve os seguintes itens:
- Definição clara do objetivo;
- Determinação do conteúdo;
- Escolha dos métodos;
- Definição dos recursos necessários;
- Definição do público-alvo;
- Local;
- Cálculo do custo benefício;
- Etc.
1.4. Execução, Acompanhamento e Avaliação
A execução do treinamento centra-se na relação Instrutor-Treinando.
A avaliação do treinamento é para verificar sua eficácia, ou seja, para ver se o treinamento realmente atendeu às necessidades da organização, das pessoas e dos clientes. Devemos levar em conta dois aspectos principais:
- Determinar até que ponto o treinamento realmente produziu as modificações desejadas.
- Demonstrar se os resultados do treinamento apresentam relação com a consecução das metas.
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