Em uma reunião da Associação de Pais e Mestres, uma mãe entusiasmada se aproximou do professor e perguntou:
- Como está indo o meu filho Johnny?
O professor imaginou que a mãe daquele Johnny que só tirava notas baixas não faria este tipo de pergunta, e decidiu descrever efusivamente um outro Johnny: o das notas altas.
Na manhã seguinte Johnny aproximou-se do professor e disse:
- Obrigado pelo que o senhor disse à minha mãe sobre mim. Quero que saiba que me esforçarei para tornar realidade as suas palavras.
Ao final daquele ano, Johnny já fazia parte da lista de melhores alunos da escola.
(História verídica cujo professor é Jaime Escalante, imigrante boliviano que lecionou por vários anos em Los Angeles – EUA)
Este é o Efeito Pigmalião, a profecia auto-realizável: Quando acreditamos nas pessoas e deixamos que elas saibam disso através de nossas palavras e atitudes, elas tendem a corresponder às nossas expectativas e entregar melhores resultados. Este é um dos maiores estímulos motivacionais que um líder pode prover a seus liderados: acreditar neles.
Reflita por alguns instantes: Como você trata as pessoas das quais tem altas expectativas? E as pessoas de quem não espera tanto assim, com você as trata? É bem provável que perceba que daqueles de quem espera muito, você dedica mais atenção, tempo e paciência, diferente do que acontece com aqueles de quem espera pouco. Isso não vale apenas para o ambiente profissional, mas pessoal e familiar também.
Como líderes, se dedicarmos mais tempo e atenção às pessoas, se acreditarmos nelas e demonstrarmos isso através de nossas atitudes e palavras, os resultados certamente serão diferentes.
Tratando as pessoas como se elas fossem “o outro Johnny”, as chances delas melhorarem seu desempenho se tornam radicalmente maiores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário