segunda-feira, 26 de julho de 2010

27 de julho dia Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho



        O Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, comemorado em 27 de julho, é uma data para destacar a importância da segurança no trabalho e de programas de qualidade de vida, que garantam a saúde do trabalhador das instituições do país. Este dia foi escolhido por ter sido quando o Ministro do Trabalho, na época, Júlio Barata, publicou, em 1972, as portarias 3.236 e 2.237, obrigando a existência de Serviço Especializado em Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) nas empresas com mais de 100 funcionários.

        Um dos motivos que levou Júlio Barata a regularizar a medida foi a imagem negativa que o Brasil apresentava com relação aos acidentes de trabalho: quase 40% dos profissionais sofriam lesões, e 1,7 milhão de acidentes ocorriam por ano. Essa estatística levou o Brasil a sofrer uma grande pressão por parte do Banco Mundial, que ameaçou retirar qualquer empréstimo ao país se esse quadro permanecesse.

        Hoje, 34 anos depois, segurança é sinônimo de qualidade para as empresas, e para este indicador estar positivo se torna indispensável a presença dos funcionários especializados em medicina do trabalho dentro das instituições. Cuidar da segurança, da saúde e da vida dos trabalhadores, através de técnicas e de um processo educativo, será o principal papel desses profissionais. Financeiramente, também é vantajosa essa opção, já que por outro lado é bom evitar gastos com processos, indenizações e tratamentos de saúde em casos que poderiam ter sido evitados.



terça-feira, 13 de julho de 2010

DDSSMA - Diálogo Diário de Saúde, Segurança e Meio Ambiente



Dez dicas para um bom DDSSMA - Diálogo Diário de Saúde, Segurança e Meio Ambiente


1. Tenha sempre em mente o objetivo do DDSSMA: “Criar condições para que os trabalhadores possam trocar informações, apresentar idéias, comentar dúvidas e dificuldades relacionadas à Saúde, Segurança e Meio Ambiente”.

2. Considerando sempre as características do grupo, busque temas interessantes e atuais. Peça sugestões, pesquise na internet, jornais, traga “causos” interessantes. Use acontecimentos do dia-a-dia da equipe como algo ocorrido com familiares, no trânsito, fatos importantes divulgados pela imprensa, entre outros assuntos que possam servir de fonte de informação ao grupo.

3. Faça um DDSSMA sobre o “DDSSMA” explicando o seu objetivo e funcionamento. Deixe claro a importância da participação ativa de todos.

4. Incentive a participação do grupo, convidando-os a conduzirem o DDSSMA. Você pode elaborar uma escala de rodízios, repassando essas dicas ao próximo coordenador.Combine com o grupo, dias e horários apropriados; planeje o local e o assunto a ser tratado.

5. Exponha o assunto de forma clara e com linguagem adequada, considerando o nível de entendimento dos participantes.

6. Em média utiliza-se 5 a 15 minutos para realização do DDSSMA, podendo variar de acordo com o interesse do grupo, a importância do tema e a habilidade do apresentador que está coordenando.

7. Como o próprio nome já diz, o Diálogo Diário de Saúde, Segurança e Meio Ambiente é um instrumento recomendado para uso diário. Fica a critério do grupo estipular a periodicidade mais apropriada para a utilização do mesmo.

8. Eventualmente, convide profissionais de outras áreas para falar sobre temas técnicos. Poderão ser convidados médicos, enfermeiros, psicólogos, engenheiros, técnicos, ou seja, pessoas que conheçam mais o fundo o tema a ser tratado.

9. Utilize os últimos minutos para conclusão da idéia inicial. Deixe aberto para exposição de idéias do grupo. Tenha cuidado com sugestões para que não tenha conotação de promessa, pois se a mesma não for cumprida o DDSSMA (e até o próprio instrutor) poderá perder a credibilidade.

10. É importante registrar o DDSSMA. Utilize os procedimentos da empresa, ou crie um procedimento próprio. Data, duração, local, assunto abordado, nomes e número de participantes, são dados que podem conter no registro. O registro possibilita o gerenciamento do DDSSMA como ferramenta para a identificação de novos temas e dos temas já abordados, evitando a repetição dos mesmos. Também serve para acompanhamento da participação dos integrantes do grupo durante as reuniões.


sexta-feira, 2 de julho de 2010

Dinâmica da Integridade



        Esta dinâmica tem o objetivo de fazer com que os colaboradores percebam a importância da integridade física através da restrição do uso das mãos.

        Material:

        Fita adesiva, caneta e 3 folhas de papel.

        Como fazer:

        1. Peça até 3 voluntários no grupo;

        2. No primeiro voluntário passe fita adesiva no polegar(1) e indicador(2) do dedo direito - peça que pegue uma folha de papel e dobre 4 vezes;

        3. No segundo voluntário passe fita adesiva na mão direita toda(1 a 5) – peça que desamarre e amarre os cadarços dos sapatos;

        4. No terceiro voluntário passe fita adesiva no indicador(2) e dedo médio(3) – peça que escreva seu nome numa folha de papel

        Discussão:

        Peça para o grupo comentar sobre as dificuldades de fazer tarefas simples com a restrição de movimentos de dedos e/ou da mão. Após encerre salientando a importância da integridade física e de como um acidente pode causar dificuldades em nossas atividades mais simples.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...