Como ocorrem todas as semanas aqui na GPS Investimentos realizamos a integração de novos colaboradores. Nesta semana acompanhei a integração que foi ministrada por um de nossos novos técnicos de segurança já que era a sua primeira vez. No mesmo dia realizei entrevista com candidatos a vaga de estágio de segurança do trabalho. Estas duas situações me fizeram lembrar uma fábula que li em um livro, como minha memória é fraca não lembro exatamente o nome deste livro. A fábula é sobre dois viajantes e um velho sábio que recepciona visitantes no portal de uma pequena cidade. A história é mais ou menos assim:
Um viajante ao chegar na cidade pergunta ao sábio:
- Senhor, como é esta cidade?
- Primeiro diga você, jovem viajante, com é a cidade de onde vens? Questiona o sábio.
- A cidade de onde venho é horrível, não tem oportunidades, as pessoas são rudes e não fiz nenhum amigo durante minha estadia nesta cidade, por estes motivos estou atrás de uma cidade diferente, uma cidade que me de oportunidades, onde eu possa ser feliz e realizado.
- Nossa cidade é exatamente igual a cidade de onde você vem! Responde o sábio.
O viajante bastante decepcionado com a resposta do sábio pega sua mochila e vai embora, em busca de uma cidade diferente da cidade de onde vem.
Cerca de duas horas depois chega outro viajante e após ser recepcionado pelo velho sábio, questiona:
- Olá! O senhor que vive a tanto tempo nesta cidade pode me responder. Como é esta cidade?
O sábio então questiona ao segundo viajante:
- Primeiro me diga você, como é a cidade de onde vens?
- A cidade de onde venho é maravilhosa, fiz muitos amigos, tive excelentes oportunidades de emprego e de aprendizado. Estou agora em busca de novos desafios, aprendizados diferentes, novas experiências e novos obstáculos a transpor.
O sábio então responde:
- Nossa cidade é exatamente igual a cidade de onde você vem!
Contente o viajante dirige-se a pousada mais próxima e instala-se na cidade. Perplexo com as situações que acabou de presenciar o neto do velho sábio, que estava junto ao sábio naquela tarde questiona:
- Vovô, o senhor que sempre foi um exemplo de honestidade e integridade, sempre me ensinou a não mentir, mas para um dos dois viajantes o senhor mentiu! Deu a mesma resposta para duas cidades totalmente diferentes.
- Não meu neto, eu não menti. Nossa cidade não é diferente de nenhuma outra cidade, as cidades são todas iguais, com pessoas rudes e pessoas amáveis, com oportunidades e desafios, o que determina se uma cidade é boa ou ruim é a forma como você enxerga ela.
Você carrega sua cidade dentro de você!
Costumo usar esta fábula como introdução de minhas integrações. Nossa empresa não é diferente de nenhuma outra empresa. Como em qualquer local existem pontos positivos e negativos, existem pessoas motivadas que nos ajudam e nos dão bons conselhos e existem pessoas desmotivadas, pessimistas e que tentam nos desmotivar também. Durante toda nossa vida iremos encontrar barreiras, teremos dificuldades e desafios, depende de nós escolhermos a forma como encará-los.
Sejamos como o segundo viajante. Vamos buscar nos desafios a motivação necessária para nossa felicidade. Vamos transpor os obstáculos que a vida nos proporciona, que estes desafios nos tornem cada vez mais fortes e vitoriosos!
adorei esse texto, sou diretora de uma escola e esse ano estou recebendo mais professoras de outras escolas , o texto é perfeito para nossa primeira reunião,obrigada.
ResponderExcluirGoatei de reler esse texto, a primeira vez q ouvi foi um âmbito religioso.
ResponderExcluirGoatei de reler esse texto, a primeira vez q ouvi foi um âmbito religioso.
ResponderExcluirO livro:Eu chego lá, de Zig Ziglar cita essa fábula que muito nos ensina.
ResponderExcluirHá um vídeo muito bonito contando essa linda história, vc, por acaso não o tem? Gostaria muito de rever. Grata!
ResponderExcluir