sexta-feira, 3 de junho de 2011

Como promover a integração entre os setores?

  • O que você achou da troca de informações?
  • O que poderíamos fazer para melhor alinhamento entre as equipes?
  • Dividir problemas com todos e a comemoração das conquistas também.
 


     Quando se fala em estimular a integração entre funcionários, logo vem à mente a idéia de trabalhar com profissionais que atuam numa mesma equipe. No entanto, uma organização sempre é formada por mais de uma vida ao negócio. Mas, por que a integração entre departamentos é importante?

     Tomemos como exemplo um gerente que solicita a um office-boy que tire dez cópias de um relatório que ele apresentará durante uma reunião. Porém, faltam apenas 30 minutos para o início da sua apresentação. Só que o gestor não imagina o que acontece durante o percurso: do momento em que ele entrega o relatório sai das suas mãos até quando a documentação é entregue a ele.

     Se o office-boy demorar cerca de uma hora, quando retorna para entregar as cópias, a reunião já começou. Ele recebe uma advertência por não ser ágil na tarefa que lhe foi incumbida. Só que o gestor não imagina que o diretor da empresa também precisava de cópias urgentes e para completar, das cinco máquinas do setor de cópias, apenas três estavam funcionando. As outras se encontravam em manutenção.

     Esse é um exemplo simples, mas que ocorre com freqüência porque muitos profissionais só sabem o que ocorre no departamento em que atuam. Não é errado conhecer bem o setor em que atuamos. Mas para que a organização conte com uma boa engrenagem é preciso que todos os colaboradores tenham, ao menos, uma noção do todo. Isso evita, por exemplo, que um departamento boicote o outro por desentendimentos que poderiam ter sido evitados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...