sábado, 29 de outubro de 2011

Palestra "Minha Vida" - Acidente de trânsito

     Estamos nos aproximando do final de ano e conseqüentemente dos períodos de festas e comemorações, nesta época tendemos a nos permitir mais e extrapolar na alimentação, diversão e principalmente no consumo de bebidas alcoólicas. Neste período tendemos a relaxar, nos preparar para as férias, olhar para o ano que se passou e ter a sensação de dever cumprido e começar a planejar o próximo ano.

     Todos estes fatores são potencializadores de acidentes no trabalho e trânsito e muitas vezes não percebemos o quanto somos negligentes com nossa saúde e com a saúde de nossos amigos e familiares. Abaixo segue uma palestra que nos proporciona realizar uma grande reflexão sobre o impacto de nossas atitudes em nossa vida e na vida de nossos amigos e familiares.

     Assista o vídeo abaixo e "ganhe" aproximadamente 9 (nove) minutos da sua vida, garanto que vale a pena.


quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Quero ser uma televisão

     Na sala, a professora pediu aos seus alunos que fizessem uma redação e que na mesma expressassem o que gostariam que deus fizesse por eles.

     Já em casa e quando corrigia as redação dos seus alunas, deparou-se com uma que a deixou muito emocionada.

     O marido, nesse momento, entrou na sala onde ela se encontrava e vendo-a a soluçar, perguntou-lhe: O que aconteceu?

     Ela respondeu-lhe:

     - Lê! Passando-lhe uma folha de papel. É a redação de um aluno meu.

     O marido pegou na folha de papel que ela lhe entregaca e começou a ler.

     - Quero ocupar o espaço dela. Vider como a televisão da minha casa vive. Ter um lugar especial para mim e reunir a minha família em redor.

     - Ser levado a sério quando falar.

     - Ser o centro das atenções e ser escutado sem interrupções ou perguntas.

     - Quero receber a mesma atenção que ela recebe quando não funciona.

     - Ter a companhia do meu pai quando ele chega à casa, mesmo que esteja cansado.

     - Que a minha mãe me procure quando estiver sozinha e aborrecida, em vez de me ignorar. E ainda, que meus irmãos “briguem” para poderem estar comigo.

     - Quero sentir que a minha família deixa tudo de lado, de vez em quando, para passar alguns momentos comigo.

     - Por fim, que eu possa divertir a todos Senhor, não te peço muito. Só te peço que me deixes viver com intensidade o que qualquer televisão vive!

     Quando terminou a leitura, o marido virou-se para a professora e disse:

     - Meu deus, coitado desse menino. Que pais ele tem!

     A professora olhou bem nos olhos do marido e depois baixou-os, dizendo num sussurro:

     - Essa redação é do nosso filho!

     E para você? Será que a televisão é o que de mais importante há na sua casa?

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Gestão do fósforo

     Um fósforo, uma bala de menta, uma xícara de café e um jornal: estes quatro elementos fazem parte de uma das melhores histórias sobre atendimento que conhecemos...

     Um homem estava dirigindo a horas e, cansado da estrada, resolveu procurar um hotel ou uma pousada para descansar. Em poucos minutos, avistou um letreiro luminoso com o nome: Hotel Venetia. Quando chegou à recepção, o hall do hotel estava iluminado com luz suave. Atrás do balcão, uma moça de rosto alegre o saudou amavelmente:

     - "Bem vindo ao Venetia".

   Três minutos após essa saudação, o hóspede já se encontrava confortavelmente instalado no seu quarto e impressionado com os procedimentos: tudo muito rápido e prático. No quarto, uma discreta opulência; uma cama, impecavelmente limpa, uma lareira, um fósforo apropriado em posição perfeitamente alinhada sobre a lareira para ser riscado.

     Era demais! Aquele homem que queria um quarto apenas para passar a noite, começou a pensar que estava com sorte. Mudou de roupa para o jantar (a moça da recepção fizera o pedido no momento do registro). A refeição foi tão deliciosa como tudo o que tinha experimentado naquele local até então. Assinou a conta e retornou para o quarto. Fazia frio e ele estava ansioso pelo fogo da lareira. Qual não foi a sua surpresa! Alguém havia se antecipado a ele, pois havia um lindo fogo crepitante na lareira. A cama estava preparada, os travesseiros arrumados e uma bala de menta sobre cada um. Que noite agradável aquela!

     Na manhã seguinte, o hóspede acordou com um estranho barulho de borbulhar. Saiu da cama para investigar: simplesmente uma cafeteira, ligada por um timer automático, estava preparando o seu café e, junto, um cartão escrito: "Sua marca predileta de café. Bom apetite" Era mesmo! Como eles podiam saber desse detalhe? De repente, lembrou-se: no jantar perguntaram qual a sua marca preferida de café. Em seguida, ele ouve um leve toque na porta. Ao abrir, havia um jornal. Mas, como pode? É o meu jornal! Como eles adivinharam? Mais uma vez, lembrou-se de quando se registrou: a recepcionista havia perguntado qual jornal ele preferia.

     O cliente deixou o hotel encantado. Feliz pela sorte de ter ficado num lugar tão acolhedor. Mas, o que esse hotel fizera mesmo de especial? Apenas ofereceram um fósforo, uma bala de menta, uma xícara de café e um jornal.

     Nunca se falou tanto na relação empresa-cliente como nos dias de hoje. Milhões são gastos em planos mirabolantes de marketing e, no entanto, o cliente está cada vez mais insatisfeito, mais desconfiado. Mudamos o layout das lojas, pintamos as prateleiras, trocamos as embalagens, mas esquecemos-nos das pessoas. O valor das pequenas coisas conta, e muito. A valorização do relacionamento com o cliente. Fazer com que ele perceba que é um parceiro importante!

     Isto vale prá tudo!

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Crianças: O futuro do planeta!

O que nós adultos precisamos fazer para que as crianças de hoje venham a ser, no futuro, adultos de qualidade, pessoas saudáveis e felizes?
     Uma frase muito curiosa, vencedora de um Congresso no Brasil sobre Vida Sustentável, diz: "Todos pensam em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que pensarão em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"
     A educação que se recebe em casa é o que determina as atitudes e as posturas dos filhos frente ao mundo. Uma criança que aprende o respeito e valores dentro de casa, através do exemplo de seus pais, crescerá e se tornará um adulto comprometido em todos os aspectos, inclusive no respeito ao nosso planeta. A educação das crianças cada dia está sendo levada a sério pelas creches, escolas, avós, irmãos mais velhos, companheiros do colégio e do pátio, além dos meios de comunicação.
     Como eu posso garantir o desenvolvimento sustentável? Com atitudes simples, como fechar a torneira enquanto escova os dentes, não demorar no banho, jogar o lixo nos locais apropriados, comprar carros movidos a combustíveis alternativos, engajar-se em movimentos de ajuda comunitária, não depredar o patrimônio natural, limpar o quintal de sua casa, tratar com respeito as pessoas diferentes de você, e por aí vai
     Ao criar o mundo, Deus nos presenteou com uma diversidade de recursos naturais, que poderiam ser usados, mas que também teriam de ser preservados. No entanto, durante muito tempo, em nome do progresso e do desenvolvimento econômico, o homem usou e abusou desses recursos naturais. Conseqüentemente, eles foram se esgotando.
     Como despertar uma consciência ecológica nas nossas crianças, nos nossos filhos? Abaixo vão algumas dicas:
  • Em primeiro lugar, dando exemplo dentro de casa, quanto à economia de energia, água, papel, evitanto toda forma de desperdício.
  • Quando forem passear com eles, levar sempre sacos de lixo, e não jogar lixo em qualquer lugar.
  • Se morarem em prédios, condomínios, realizarem gincanas de limpeza, dando às crianças essa responsabilidade, munindo-as de luvas, sacos de lixo e premiação quanto à limpeza. Crianças gostam de responsabilidades e desafios.
  • Verificar se na escola do seu filho, são desenvolvidos projetos ambientais e consciência ecológica. Caso não haja esse tipo de ação, sugerir e se engajar no projeto.
  • Locar filmes que tenham como foco a preservação do meio ambiente.
  • Incluir na leitura dos seus pequenos livros que incentivam a preservação do meio ambiente.
     Se realmente queremos deixar um mundo melhor para nossos filhos, a melhor coisa a fazermos é formar nas nossas crianças uma consciência ecológica desde cedo. Nosso planeta agradece.

domingo, 9 de outubro de 2011

Ser Feliz ou Ter Razão?


     Oito da noite, numa avenida movimentada.

     O casal já está atrasado para jantar na casa de uns amigos.

     O endereço é novo, bem como o caminho que ela consultou no mapa antes de sair.

     Ele conduz o carro.

     Ela orienta e pede para que vire, na próxima rua, à esquerda.

     Ele tem certeza de que é à direita…

     Discutem.

     Percebendo que além de atrasados, poderão ficar mal-humorados, ela deixa que ele decida.

     Ele vira à direita e percebe, então, que estava errado.

     Embora com dificuldade, admite que insistiu no caminho errado, enquanto faz o retorno.

     Ela sorri e diz que não há nenhum problema se chegarem alguns minutos atrasados.

     Ele questiona: – Se tinhas tanta certeza de que eu estava indo pelo caminho errado, por que não insistiu um pouco mais?

     Ela diz: – Entre ter razão e ser feliz, prefiro ser feliz!!! Estávamos à beira de uma discussão, se eu insistisse mais, teríamos estragado a noite!

     MORAL DA HISTÓRIA:

     Quanta energia nós gastamos apenas para demonstrar que temos razão, independentemente, de tê-la ou não.

     Tenho me perguntado com mais frequência: "Quero ser feliz ou ter razão?"
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...