sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Será que eu preciso usar óculos?

Conheça os sintomas e doenças que podem indicar que sua visão não está perfeita

     Mais de 80% do nosso relacionamento com o ambiente é feito por meio da visão. Por isso, temos que ficar atentos ao menor sinal de problemas visuais. Principalmente adultos com mais de 40 anos, que apresentam problemas de visão que podem interferir no dia a dia, de acordo com dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). Mas idade certa para as pessoas começarem a usar óculos não existe: pode ser desde criança ou já na fase adulta.

   Os sinais que geralmente indicam a necessidade do uso de óculos são: dores de cabeça, mal-estar, franzir a testa para olhar à distância, se aproximar muito das letras de livros, jornais e revistas para conseguir ler, lacrimejar constantemente, visão dupla etc..

   E para se evitar maiores transtornos, o melhor é detectar com antecedência os sinais que mostram a perda de visão e aplicar um teste de acuidade visual em um médico oftalmologista, também chamado de oculista. É esse teste que determina se é necessário o uso de óculos ou de lentes corretivas.

   Miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia são os problemas de visão mais comuns na população e podem ser corrigidos com o uso de óculos ou lentes de contato. E, ao contrário do que muitos pensam, usar óculos não enfraquece a vista. Mas usar lentes desajustadas, realmente pode causar problemas.

   Algumas doenças também estão associadas à boa saúde dos olhos. Diabetes, hipertensão arterial (ou pressão alta) e condições cardíacas podem prejudicar a vista. Assim, a melhor forma para manter a boa visão é prevenir essas doenças, fazendo exercícios moderados, dietas próprias e reduzindo o estresse.

   A qualquer sinal de problemas com a sua visão, procure um oftalmologista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...