domingo, 14 de março de 2010

Equipe unida, resultado garantido!


        Hoje vou quebrar um pouco o protocolo do blog, a proposta inicial é de realizar post’s apenas relacionados a Segurança do Trabalho, deixando de lado os assuntos pessoais. Porém, nesta sexta-feira fiz uma das coisas que mais gosto: futebol com os amigos seguido de um churrasquinho.




       Este “evento” teve a participação da equipe de Segurança do Trabalho da GPS Investimentos e integrantes da empresa Resgate & Aventura, parceira da Braskem e da GPS em trabalhos realizados nos armazém da UNPOL RS, a R&A é uma empresa especializada em trabalho em altura, espaço confinado, enfim todo trabalho “casca grossa” chamem eles e podem confiar.


       Os motivos que me levaram a realizar esta postagem dizem respeito a um dos fatores fundamentais para o sucesso das equipes de trabalho: A UNIÃO!


       Desconheço equipes vencedoras, no esporte e no trabalho, que não tem como marca principal a união. A união trás sinergia, motivação, espírito de equipe, todas características necessária para a obtenção das metas e dos resultados desejados. Nosso ambiente de trabalho nada mais é do que uma extenção de nossa própria vida, sendo assim um influência diretamente no outro. Por este motivo temos que tornar este ambiente o mais agradável possível respeitando as diferenças e buscando nelas o tão desejado equilíbrio.






        O psicólogo Abraham Maslow constatou que os indivíduos têm diversas necessidades, com diferentes forças. Sabemos que necessitamos de alimento, de abrigo, pagar nossas contas, de segurança no emprego, etc., mas também de nos relacionar com os outros e de sermos aceitos por eles. Sem isso nosso trabalho se torna enfadonho e sem graça.




Equipe de SSMA e O&M – GPS Investimentos S/A



Mas o que é trabalho em equipe?


        Suponha que você e mais duas pessoas estão trabalhando em uma plantação de feijão, onde cada um ganha o salário correspondente ao seu dia de trabalho. O trabalho funciona da seguinte maneira: em fila, você cava o buraco, o segundo joga a semente e o terceiro integrante tapa o buraco. Cada integrante deste grupo se preocupa apenas em realizar a sua tarefa, nada entendendo da importância do trabalho dos outros, “é cada um por si”.

        Um certo dia o segundo membro da equipe faltou ao trabalho por motivo de saúde, porém a atividade continuou, pois cada um recebia o salário correspondente ao seu dia de trabalho e eles sabiam muito bem qual era sua responsabilidade, sem a necessidade de um líder para orientá-los. Você cavava o buraco, o segundo não jogou a semente (pois havia faltado), mas o terceiro tapava o buraco e assim prossegue o dia inteiro...

        Muitas pessoas, que atuam em diversas organizações, estão trabalhando em grupo e não em equipe, como se estivessem em uma linha de produção, onde o trabalho é individual e cada um se preocupa em realizar apenas sua tarefa e pronto. No trabalho em equipe, cada membro sabe o que os outros estão fazendo e sua importância para o sucesso da tarefa. Eles têm objetivos comuns e desenvolvem metas coletivas que tendem a ir além daquilo que foi determinado. Se no exemplo anterior você e os demais integrantes do grupo trabalhassem como equipe, conhecendo a importância do trabalho de cada membro, tendo uma visão e objetivos comuns, certamente vocês diriam: “nosso colega faltou, vamos ter que substituí-lo ou mudar o modo como estamos plantando, se não nosso trabalho será improdutivo”.


        Para sermos realmente uma equipe devemos estimular e respeitar as diversas opiniões do grupo, a riqueza de idéias dos indivíduos pertencentes ao grupo faz com que os objetivos sejam alcançados mais rapidamente e com melhores resultados. Para que o trabalho em equipe dê bons frutos, ou seja, soluções eficazes e criativas, é necessário manter a equipe em harmonia. Temos muitas diferenças, porém para alcançarmos a união é preciso conciliá-las e é justamente essa diversidade de idéias que torna uma equipe perfeita. Para aproveitar bem essas habilidades individuais é preciso ter disposição para discutir diferentes assuntos, ter flexibilidade e aceitar críticas ou opiniões. A equipe precisa estabelecer um objetivo claro a ser cumprido, além de ter boa comunicação e cooperação, pois se algum desses fatores falhar, o resultado final não será o mesmo e o sucesso será comprometido.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...