segunda-feira, 8 de março de 2010

Motivações e objetivos




          Hoje estou realizando o meu primeiro post. Nada mais justo do que iniciar falando dos motivos que me levaram a realizar este blog e principalmente quais os objetivos de sua existência.

          Sou um verdadeiro entusiasta no assunto segurança do trabalho, iniciei na área da segurança em agosto de 2006 quando realizei meu estágio no Grupo Predial, empresa em que atuo como Técnico de Segurança do Trabalho desde janeiro de 2007. Tive a oportunidade impar de iniciar na área Petroquímica, uma verdadeira escola, onde aprendo a cada dia e a cada nova experiência, alias esta é uma característica marcante da profissão de técnico de segurança no trabalho, estamos em constante aprendizado, aprendemos aspectos técnicos e aspectos relacionados ao comportamento humano diariamente.


        Tenho como premissa básica que a segurança é responsabilidade de todos e de cada um. Passou o tempo em que a segurança do trabalho era feita através de imposição e punição, a segurança deve ser um valor inquestionável para as empresas e para as pessoas que fazem com que as coisas realmente aconteçam. Porém apenas valores não são suficientes para a obtenção dos resultados desejados. É preciso ter ATITUDE!


         Não basta ter um excelente Sistema de Gestão de Segurança, aplicar as metodologias adequadas para as mais variadas avaliações, se não nos preocuparmos com aquilo que realmente determina o sucesso da segurança do trabalho: as pessoas. Devemos investir nas pessoas, investir em treinamentos, em qualificação, aplicando a pedagogia da presença, sendo exemplos de postura e respeito pelo próximo.


        O objetivo fundamental deste blog é a divulgação de práticas seguras, publicações de materiais para a realização de DDSSMA (diálogo, diário de segurança, saúde e meio ambiente), treinamentos e artigos realizados por colegas e amigos sobre os mais diversos assuntos relacionados a SSMA.


        Além de oportunizar a troca de experiências com todos vocês. Espero que gostem do blog, aprendam e ensinem diariamente, acreditem nas pessoas e valorizem as atitudes positivas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...