quinta-feira, 9 de junho de 2011

Palestra: Técnico em Segurança do Trabalho



     Na semana passada fui convidado para realizar uma palestra no Colégio Farroupilha em triunfo RS para três turmas de Técnicos em Segurança do Trabalho. O objetivo da palestra era falar sobre a profissão e motivar os estudantes que estavam um tanto quanto desmotivados e reciosos da escolha, muitos por não saberem exatamento o que o TST realiza e qual a sua importância para as empresa, a palestra foi realizada nesta quarta-feira (08/06/11) e fiquei muito motivado com o resultado alcançado.

     O mais interessante de tudo é que ao elaborar o material para este evento acabei realizando uma viagem interior e revisitando algumas passagens e situações que me levaram a escolha da profissão e a certeza de que foi a melhor escolha que fiz.

     Como grande parte dos profissionais da área da Segurança, iniciei o curso sem saber quase nada sobre a profissão, durante o curso fui me interessando e foi no estágio que realmente percebi a importância e o prazer que a profissão nos proporciona.



     Comecei a palestra falando sobre o papel do TST, de como estão equivocados os profissionais que ainda tem o técnico de segurança como um "cão de guarda", aquela postura de “BOP”, atirando para todos os lados e brigando com todos que não realizam a atividades como gostaríamos que fossem realizadas.

     Este tipo de postura não consegue alcançar o resultado, afinal não somos onipresentes e não conseguimos estar em todos os locais ao mesmo tempo, desta forma precisamos diariamente fomentar a cultura interdependente (onde todos são responsáveis pela sua segurança e pela do colega), devemos ser agentes desta evolução, semeando a prevenção de uma forma atrativa e sempre valorizando a união entre o SESMT e as equipes operacionais. Nosso papel é o de orientar, capacitar e treinar as pessoas para as práticas positivas, atuando de uma forma interventora (sempre que nossa intervenção seja necessária) e servidora.

     Passamos pela importância da relação de ganha-ganha do SESMT e da Operação, funcionando como áreas parceiras em busca dos melhores resultados. Falamos bastante da importância da união da equipe e de como devemos nos fortalecer e trabalhar em sinergia.


     Fazendo uma reflexão sobre minhas motivações cheguei a conclusão de que realmente estou no local certo. Muito mais do que os ganhos financeiros o aprendizado que tive e continuo tendo a cada dia me faz querer cada vez mais atuar como TST.

     Algo verdadeiramente fantástico na área de Segurança do Trabalho é a oportunidade que temos de realizar campanhas e eventos promocionais com o objetivo de ajudar as pessoas dentro e fora da empresa. Aqui no Grupo GPS já tive a oportunidade de participar de campanhas de arrecadação de alimentos, agasalhos, brinquedos, participar de projetos de revitalização estrutural de asilos e creches, apoiar na campanha do câncer de mama, aplicar palestras e treinamentos em escolas de primário e ensino médio, aulas de Segurança e Meio Ambiente do Projeto Pescar, etc. Posso dizer com certeza que não tem felicidade e prazer maior do que sentir no olhar das pessoas o agradecimento e reconhecimento por nossas atitudes, costumamos dizer aqui que quem mais ganha com estes eventos somos nós mesmos, que acabamos valorizando mais nossas vidas e a oportunidade que temos de lutar por tudo o que almejarmos.

     Como profissional da área de Segurança tive várias conquistas (períodos sem acidentes, certificações, excelentes resultados em auditorias internas e dos clientes e reconhecimento profissional), mas nenhuma destas conquistas supera o prazer do dia-a-dia, perceber que minhas atitudes estão contribuindo para que a vida laboral de meus colegas seja mais segura e prazerosa, visualizar a evolução da cultura de segurança da empresa e perceber que as coisas realmente estão acontecendo não tem preço e é algo realmente indescritível.

     Por fim, tive a idéia de solicitar a meus colegas da área de Segurança um depoimento sobre a profissão e o trabalho que vem sendo realizado. O depoimento, como eu já imaginava, foi o ponto alto da palestra.

     Abaixo segue o depoimento desta equipe que tenho muito orgulho de fazer parte e que fazem meu dia-a-dia cada vez mais prazeroso!



 

 
 
 
 
 
 

10 comentários:

  1. oii eu estou fazendo o curso de TST,estou terminando a primeira etapa e fiquei super contente com o incentivo...
    valeu mesmo...

    ResponderExcluir
  2. oiii estou vencendo mais uma etapa, e esta sendo muito bom contar com o blog que muito tem me ajudado com os trabalhos ...sempre to dando uma lida,as postagens tem sido excelentes na fixacao do meu aprendizado .obrigada

    ResponderExcluir
  3. Que legal Elisane, fico realmente muito feliz em poder auxiliar. Sempre que tiver a necessidade de algum material pode entrar em contato também pelo e-mail abaixo:
    filipe.nunes@gpssa.com.br

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Filipe ? muito prazer ! eu sou TST Myuki , estou no meu primeiro emprego , oque eu presiso pra esta munido de documentos , se caso tenha um acidente na empresa sem me pregudica ? muito obg !

      Excluir
  4. Gostei dos depoimentos, estou estagiando na área no momento, me desmotivei um tempo atrás devido a demora para conseguir o estágio, mas lendo esta publicação mim incentivou em persistir e seguir este caminho, pois me identifico muito com esta profissão.

    ResponderExcluir
  5. olá,gostei do incentivo,pois estou na area a um ano e estava meio desanimado pela falta que mobilidade do trabalho e as varias barreiras que temos de enfrentar quanto as questões de gastos,mas com alguns depoimentos o melhor é continuar a investir nos estudos e procurar evoluir neste ou em outro emprego,ja que conheço minha capacidade e meus valores.....area de logistica é boa pra ganhar money mas atuar como se deve é muito dificil viu.....

    ResponderExcluir
  6. gostaria de fazer mas tenho um pouco de medo pois nao sei como anda o mercado
    fabriciodosreis@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Olá estou estagiando na área gostando muito,gostaria de assistir palestra para melhora meus conhecimento.

    ResponderExcluir
  8. Olá boa noite
    Meu none e Clsudia e sou aluna do 2 módulo em Técnico em Segurança do trabalho da Etec Professor Aprígio Gonzaga do Centro Paula Sousa, e gostaria de saber se tem ou a disponibilidade de palestrar gratuitamente ao alunos sobre o mercado de trabalho. Desde já grata pela atenção.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...