Apenas uma pequena quantidade do lixo produzido recebe tratamento adequado, grande parte é jogada nas ruas
Calcula-se que apenas metade do lixo produzido diariamente no país é coletada. Desta metade, só uma pequena parcela vai para os locais adequados (aterros sanitários, incineradores, usinas de reciclagem e compostagem). Uma outra parte é jogada em rios que abastecem regiões inteiras, ou levada para lixões clandestinos a céu aberto. Nesse cálculo, entra também o lixo jogado nas ruas, aquele que entope bueiros e galerias de águas pluviais, provocando enchentes desastrosas na época das chuvas.
Nas comunidades carentes, que não têm serviço de coleta, muitas vezes o lixo é lançado nas encostas e nos cursos d’água e, quando chove, a força d’água e o volume do lixo provocam graves desabamentos. Nos grandes centros urbanos esse problema é cada dia mais crítico.
Uma das atividades realizadas aqui em nossa empresa durante a semana do Meio Ambiente foi à coleta de resíduos na via pública ao entorno do Pólo Petroquímico de Triunfo RS.
Antes de iniciar a caminhada foi realizado um DDSSMA referente a frase escolhida como símbolo da caminhada: "Você quer um mundo melhor para seus filhos? Então seja uma pessoa melhor para o seu Planeta!".
A ação teve a participação e o engajamento de representantes de todos os setores da empresa e o importânte apoio da brigada militar de triunfo, em virtude da necessidade de interdição da via durante o recolhimento dos resíduos.
Sabemos que ações como esta não solucionam o problema ambiental em que nos encontramos, mas temos a certeza de que plantamos uma semente em cada um dos participantes e envolvidos.
"O que eu faço, é uma gota no meio de um oceano. Mas sem ela, o oceano será menor."
Madre Tereza de Cálcuta
Nenhum comentário:
Postar um comentário