sexta-feira, 4 de junho de 2010

Coleta de resíduos na via pública


Apenas uma pequena quantidade do lixo produzido recebe tratamento adequado, grande parte é jogada nas ruas



        Calcula-se que apenas metade do lixo produzido diariamente no país é coletada. Desta metade, só uma pequena parcela vai para os locais adequados (aterros sanitários, incineradores, usinas de reciclagem e compostagem). Uma outra parte é jogada em rios que abastecem regiões inteiras, ou levada para lixões clandestinos a céu aberto. Nesse cálculo, entra também o lixo jogado nas ruas, aquele que entope bueiros e galerias de águas pluviais, provocando enchentes desastrosas na época das chuvas.

        Nas comunidades carentes, que não têm serviço de coleta, muitas vezes o lixo é lançado nas encostas e nos cursos d’água e, quando chove, a força d’água e o volume do lixo provocam graves desabamentos. Nos grandes centros urbanos esse problema é cada dia mais crítico.

        Uma das atividades realizadas aqui em nossa empresa durante a semana do Meio Ambiente foi à coleta de resíduos na via pública ao entorno do Pólo Petroquímico de Triunfo RS.



          Antes de iniciar a caminhada foi realizado um DDSSMA referente a frase escolhida como símbolo da caminhada: "Você quer um mundo melhor para seus filhos? Então seja uma pessoa melhor para o seu Planeta!".
 
 
 

        A ação teve a participação e o engajamento de representantes de todos os setores da empresa e o importânte apoio da brigada militar de triunfo, em virtude da necessidade de interdição da via durante o recolhimento dos resíduos.



       Sabemos que ações como esta não solucionam o problema ambiental em que nos encontramos, mas temos a certeza de que plantamos uma semente em cada um dos participantes e envolvidos.

"O que eu faço, é uma gota no meio de um oceano. Mas sem ela, o oceano será menor."

Madre Tereza de Cálcuta


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...