domingo, 21 de agosto de 2011

Segurança das crianças: eduque para a prevenção

     Que legal, o seu filho está andando! A partir do 1º ano de vida, o pequeno, que antes ficava a maior parte do tempo no berço, no colo de alguém ou em espaços restritos, começa a ampliar seus horizontes. Aos poucos, a criança assume uma posição ativa. Sua habilidade muscular aumenta e é natural que o interesse pelo mundo que a rodeia torne-se cada vez maior.

     Nesta fase, os riscos de acidentes em casa crescem proporcionalmente. 

     Alfinetes, botões, clipes. E se meu filho engolir? A prevenção é o melhor que se pode fazer. Dados da Sociedade Brasileira de Pediatria mostram que mais de 90% dos acidentes ocorridos em casa com crianças entre zero e seis anos poderiam ser evitados. 

     Naturalmente, quando a criança começa a crescer atinge um grau de independência que a faz pensar que ela pode tudo, incluindo levar à boca objetos muitas vezes perigosos. 

     O ideal é tirar do alcance dos bebês tudo o que oferece essa possibilidade, como peças de brinquedos, botões, alfinetes e moedas.

     SEGURANÇA EM CADA PEÇA DE SUA CASA 


     Cada peça na casa tem seus próprios riscos de segurança. Vejamos a seguir detalhes de cada peça para ajudá-lo a tornar a sua casa mais segura para crianças.

     A COZINHA 

     Instale travas à prova de crianças em todas as gavetas, armários e compartimentos contendo materiais tóxicos e itens perigosos.

     Desconecte todos os dispositivos elétricos quando não estiverem em uso; quando estiverem em uso, certifique-se de que os cabos não estejam soltos, de forma que a criança possa ter alcance a eles.

     Ao usar o fogão, lembre-se de manter todas as panelas e alças viradas para o fundo do fogão; tenha cuidado ao manipular líquidos quentes que possam respingar ou derramar; e lembre-se repetidamente de manter a criança longe quando alguém estiver cozinhando.

     Ao servir ou consumir alimentos ou bebidas quentes, certifique-se de deixá-los no centro da mesa, não perto da borda onde uma criança possa puxá-los. Não use toalhas de mesa que possam ficar sobrando e serem facilmente puxadas.

     Feche e guarde todos os banquinhos.

     Mantenha facas, garfos, raladores e outros utensílios fora do alcance de crianças e bebês.

     QUARTOS

     Não deixe jóias onde as crianças possam achá-las e possivelmente se engasgarem caso coloquem-nas na boca.

     Perfumes, desodorantes, maquiagens e outras substâncias semelhantes podem causar envenenamentos acidentais.

     Cintos, gravatas, colares e especialmente sacos plásticos podem causar estrangulamento e sufocamento. Mantenha-os fora do alcance de crianças e bebês.

     Nunca coloque travesseiros no berço do bebê e mantenha o berço longe de cordas da cortina, venezianas ou cortinas.

     BANHEIRO 

     Mesmo que você consiga proteger todos os medicamentos, sabonetes, shampoos, cortador de unhas, secador de cabelos, tesouras e grampos, os materiais e equipamentos básicos que fazem parte do banheiro ainda representam um grande perigo para bebês e crianças. Há muitas superfícies escorregadias, azulejos, torneiras de água quente e recipientes contendo água. Supervisione a criança no banheiro.

     Para impedir que as crianças se tranquem sozinhas acidentalmente no banheiro, certifique-se de que a porta não tenha trava - como uma tranca interna - que não possa ser aberta de fora. Você também pode remover a chave e instruir todos na família para bater quando a porta estiver fechada.

     Mantenha a criança voltada para a torneira de água quente na banheira a fim de evitar que ela bata acidentalmente no metal quente.

     Se a criança não conseguir distinguir ou lembrar de ficar longe da torneira de água quente, facilite marcando-a com uma fita vermelha.

     Mantenha os dispositivos elétricos, como barbeadores, secadores de cabelo e escovas de dente elétricas fora do alcance das crianças. Ensine às crianças mais velhas o perigo de usar esses aparelhos perto da água ou com as mãos úmidas.

     ÁREAS DE ESTAR

     Sofás, mesas de café e mesas em geral costumam ter bordas rígidas com cantos afiados que apresentam um risco para um bebê tentando se mover e se pendurar. Considere posicionar proteções macias e com bordas redondas nesses locais problemáticos.

     Remova todos os móveis instáveis (que possam ser facilmente puxados ou derrubados) para uma área que esteja inacessível à criança. Além disso, esteja atento a cadeiras de balanço e reclinadores, em que os dedos da criança podem ser esmagados ou ficarem presos.

     É extremamente recomendado posicionar um portão de segurança na parte superior de cada escada. Posicione o portão inferior no terceiro degrau a partir da parte inferior para permitir que o bebê dê dois ou três passos para praticar na escada sem risco de lesões graves.

     Se você tiver um piano em casa, proteja a criança de bater acidentalmente na tampa ou prender os dedos em cada extremidade do teclado.

     Facilite para que as crianças subam e desçam as escadas. Acrescente um corrimão temporário do tamanho da criança na parede oposta ao corrimão permanente. Mantenha a escada iluminada e sem brinquedos, roupas e resíduos.

     Sempre que usar a lareira, use uma proteção ou vedação para impedir que as faíscas da madeira sejam carregadas no ar; use somente madeira seca. Uma proteção mista é preferível a uma de vidro, pois não ficará tão quente.

     Armazene a pá, outros instrumentos que sejam pesados e com pontas afiadas, fósforos, acendedores e fluido iniciador fora do alcance de bebês e crianças.

     Instale detectores de fumaça em cada andar da sua casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...